ACENDALHA – Associação Cultural

Projetos da Acendalha

A Acendalha promove desde 2016 vários eventos de criação e promoção cultural. Foram sobretudo projectos que revitalizam práticas culturais ancestrais características do território, e criações contemporâneas transdisciplinares, muitas vezes de uma forma cruzada e dialogante. Neste momento, a Acendalha continua um caminho de desenvolvimento do território, sob a forma de recuperação de infraestruturas locais, e de criação de projectos artísticos e sociais, numa perspectiva de intercâmbio entre o urbano e o rural.

FOB – Encontros Artísticos sobre o Castanho (2009 – …)

O FOB (Festival Of Brown) – criado em 2009 pela Maria Carvalho, Zé Teixeira, Peter Pick e Sabine Portela, teve lugar em Viana do Castelo. Posteriormente voou até Paradela do Rio e Montalegre. É um festival de festividade, um encontro para pensar sobre a cor Castanha, através de práticas artísticas. Acontece anualmente, uma semana à entrada de Setembro. Todos os anos tem uma proposta diferente mas quer proporcionar um lugar intimista de criação e por norma acolhe 20 participantes 

A Acendalha apartir de 2021 começa a representar o FOB.

Para de Lá dos Montes (2017)

Para de Lá dos Montes, um projecto de criação artística através dos saberes populares.

Um projecto de pesquisa, de recolha, aprendizagem e criação que decorreu entre Fevereiro e Junho de 2017, e que contou com três ciclos de residência (cada ciclo com participantes e temáticas diferentes) e com uma semana final de actividades na aldeia de Paradela.