ACENDALHA – Associação Cultural

COM HERNAN VARGAS

Oficina de Criação de Instrumentos Musicais em Cerâmica

Atelier Arte da Terra - Paradela - 19 a 25 de Setembro 2021

Prev
Next

A Acendalha – Associação Cultural, dá início ao processo de criação SUBBARRO, um projecto de criação e investigação sobre instrumentos musicais de barro, composição e improvisação em contexto de ensemble. Inspirado pelo trabalho de Hernan Vargas, propomos uma série de oficinas e residências de criação, nas quais serão convidados vários formadores e artistas, com o objectivo de estabelecer um ensemble musical capaz de produzir os seus próprios instrumentos e apresentá-los em performances e exposições colectivas. É um projecto de cruzamento disciplinar, e como tal está aberto a participantes de vários níveis de competência entre as áreas da cerâmica e da música.

A primeira fase do SUBBARRO é uma oficina conduzida pelo ceramista Hernan Vargas, na qual serão estabelecidas as bases teóricas e práticas de construção dos instrumentos de sopro, percussão, cordas e esculturas sonoras. 

A oficina realizar-se-á no atelier Arte da Terra em Paradela do Rio, de 19 a 25 de Setembro de 2021 (7 dias de formação) e abre inscrições para 10 pessoas (máximo).

Apenas se realizará com o mínimo de 8 inscrições.

Com esta oficina a Acendalha gostaria de ter um conjunto de participantes que pelo menos 60% acompanhe o projecto SUBBARRO no futuro.

Oficina de Criação – Instrumentos Musicais em Cerâmica com Hernan Vargas
19 a 25 de Setembro de 2021
 

É com grande entusiasmo e carinho que anunciamos este encontro e recebemos o Hernan Vargas em Paradela.

A partir de técnicas de modelação e construção em cerâmica a Oficina irá ser uma intensa formação. Sete dias de criação e experimentação com instrumentos de cerâmica, exploração de sistemas sonoros para fazer instrumentos de vento, de percussão, esculturas sonoras e aproximações a instrumentos de cordas.

Durante uma semana imersiva e intensiva veremos as necessidade técnicas e acústicas para pensar o desenho de peças de cerâmica em função do seu som.

Valor do Workshop: 230 €

Incluí:

– Formação de 7 dias com o Hernan Vargas no Atelier Arte da Terra _ Paradela do Rio;

– Materiais / ferramentas necessárias para a participação.

– Cada participante terá direito a ficar com os seus instrumentos / objectos criados;

– Uma refeição por dia (almoço ou jantar, a combinar com o colectivo).

– O valor da Oficina não inclui estadia/dormida. Mesmo assim, a Junta de Freguesia de Paradela do Rio, disponibiliza uma sala para acolhimento em regime de acampamento comum, interior ou exterior, no espaço da sua sede. Está equipado com casas-de-banho e cozinha improvisada de apoio. Caso esta seja a escolha dos participantes, estes terão de trazer todo o material de apoio à sua estadia (tenda, sacos de cama, toalha, etc.). Esta opção não tem custos adicionais.

 INSCRIÇÕES FECHADAS
Inscrições fechadas desde 4 de Julho de 2021

    Nome

    1. As pessoas selecionadas serão comunicadas individualmente. Todos os candidatos serão notificados dos resultados via correio eletrónico. 
    2. A notificação ocorrerá no prazo de 15 dias após o encerramento das candidaturas.
    Sobre Hernan Vargas
    SUBBARRO
    Um projecto em desenvolvimento.

    Na totalidade do projecto propomos realizar várias residências artísticas destinadas à criação de instrumentos e repertório musical. Nestas residências iremos convidar músicos e ceramistas para integrar e orientar a equipa, assim como alguns participantes da primeira oficina SUBBARRO. Serão no mínimo 2 residências focadas na criação de instrumentos, criação musical e gravação de um álbum.

    Serão usadas sobretudo estratégias de criação colectiva mediadas por um núcleo de “guias”, aponta-se no final chegar a um espectáculo que envolva cerâmica, performance e música, um álbum, e possivelmente outras acções públicas. Este projecto está em fase de pré-produção, pelo que ainda está em vias de se transformar e adquirir novas estruturas de funcionamento. 

    A primeira oficina será paga pelos participantes, o consequente projecto irá concorrer a financiamento, pelo que todos os constituintes do ensemble serão remunerados caso o projecto se realize na sua totalidade. Prevê-se a realização deste projecto durante o ano 2022, em várias residências artísticas no norte de Portugal.