ACENDALHA

“O BAIRRO”

A Associação Cultural Acendalha apresenta um novo projecto de desenvolvimento local em Paradela do Rio – a transformação de um antigo bairro de apoio à barragemde Paradela, num pólo de criação cultural, espaço de eventos e turismo rural.

Pretendem-se renovar e recriar infraestruturas no belíssimo “Bairro da EDP” para erguer um espaço rico em oportunidades de desenvolvimento comunitário, passando pela construção de um parque de campismo, oficinas de trabalho e locais para eventos públicos.

Trata-se de uma ideia polivalente, que pretende em simultâneo desenvolver economicamente a região, potenciar actividades artísticas e culturais num meio rural desertificado, e promover a fixação de população na região.

Enquadramento do Bairro

Passado do bairro

O Bairro da EDP foi construído por volta de 1950 para dar apoio à construção da barragem de Paradela (inaugurada em Junho de 1959).

Após a construção da barragem o bairro continuou em funcionamento, albergando funcionários e os seus agregados até meados da década de 90.

O aglomerado era composto por casas e dormitórios, assim como equipamentos comuns, nomeadamente refeitórios, escola, cinema e capela, albergando uma comunidade temporária de trabalhadores e respectivas famílias e que trouxe à aldeia de Paradela um desenvolvimento exponencial durante os anos 50.

 Situação presente

Atualmente o bairro encontra-se em estado avançado de degradação, apesar disso, a envolvência natural do espaço mantém o seu apelo e interesse para outro tipo de dinâmica, construída de forma harmoniosa com os elementos naturais.

Muitas das estruturas físicas estão em estado de ruína ou num ponto de difícil recuperação, pelo que a intervenção do projeto atuaria sobretudo em espaços exteriores e na construção de estruturas temporárias.

Este projeto permitiria dar um novo fôlego a um projeto que outrora moveu elevados recursos materiais e humanos, e que de uma forma explícita provocou o desenvolvimento acentuado da aldeia e da região, que neste momento assiste a um ressurgir de atividade social e cultural, em parte, graças à associação ACENDALHA.

Visão futura

O futuro Bairro assume-se como um importante vetor na criação de estruturas técnicas e logísticas na aldeia, geridas num regime aberto pela associação Acendalha. Um espaço capaz de albergar eventos culturais de pequena e grande escala, residências artísticas, eventos transdisciplinares, um serviço educativo, produções, agrícolas e oficinas polivalentes.

Este projeto contribuirá, de forma preponderante, para a melhoria das condições e da capacidade acolhedora de públicos, eventos e atividades. Será uma aposta na quebra de barreiras culturais e na valorização do território, da cultura e dos saberes locais, assim como impulso para tornar a região num polo descentralizado de  produção artística, cultural e valorização comunitária.

Motivações para a reconstrução do Bairro

–> Desenvolver um pólo de atividades artísticas (contemporânea e tradicionais), comunitárias, culturais e turísticas

–> Criar emprego na comunidade

–> Criar infra-estruturas de acomodação e de apoio à produção do projeto

–> Estabelecer fisicamente a Associação

–> Produzir eventos (mostras, festivais, residências artísticas, entre outros)

–> Integração em redes sociais, ambientais e inovadores para a sustentabilidade dos territórios

–> Valorizar e preservar o ambiente e a paisagem