RODA BAIXA, uma performance em coletivo criada em contexto de residência com César Teixeira mestre da Soenga de Barro Preto de Gondar.
“Ciclos, movimentos circulares entre a terra, o fogo, o ar. Gestos premeditados mediados pelo tempo e repetição, grãos de terra e plumas de fogo que transportam a história do sítio e os futuros todos possíveis.
O processo artesanal da “soenga” e os seus fogos imaginários são vértices desta criação. Um longo evento que cruza a noite e o dia, viajando entre cerâmica, performance, música e outras artes do convívio, que nos convidam a confluir de corpo e presença no fogo alto da Roda Baixa.”
Todas as bolotas (de qualquer espécie do género Quercus) são comestíveis. Ao contrário dos grãos das Poaceae (do trigo, do arroz, do milho…), sobre os quais se edificaram impérios inteiros, as bolotas são frutos de plantas perenes; de árvores que, para além de viverem centenas de anos, exigem trabalho quase nenhum, enquanto são extremamente produtivas. O solo agradece, tornando-se cada vez mais vivo e fértil. E agradece a nossa saúde também, pois as bolotas são extremamente nutritivas; são um super-alimento do carvalho!
Vamos aprender a identificar, apanhar, processar e confeccionar bolotas!