III Oficina de Improvisação Sinfónica 16 e 17 Julho 2021
Esta oficina é destinada à experimentação de várias técnicas criativas musicais. Inspira-se em processos de ensino teatral, exercícios de educação artística e práticas musicais alternativas, para colocar os participantes num ambiente de maior disponibilidade criativa.
Ao longo de dois dias vamos explorar práticas de:
– Direcção Musical alternativa
– Exercícios de improvisação
– Métodos de composição em grupo
– Treino de escuta e resposta
– Introdução à Música Electro-Acústica
Para além de uma oportunidade para explorar novas maneiras de criar e tocar música, esta oficina vai também ao encontro de aptências fundamentais para o ensino e execução de música sinfónica, filarmónica ou erudita, tais como: a capacidade de escuta e a sua relação com a interpretação instrumental, a atenção e relação com o/a maestro/a, expressividade, relação com o grupo de trabalho, relaxamento, foco e importanciação do acto performativo, e o mais importante, o prazer de fazer música.
Orientador: Henrique Apolinário – Artista transdisciplinar, focado na relação entre música e artes performativas e processos de criação colectiva.Formado em música – violino no Conservatório de Música de Terras de Santa Maria e em Teatro-Interpretação pela ESMAE, conclui também o Curso de Animadores Musicais da Casa da Música. Colaborador assíduo do serviço educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos. Durante os últimos 4 anos tem desenvolvido práticas de ensino artístico focadas na criação de música e performance originais, sempre através de métodos de criação inspirados na sua prática teatral, na sua própria pesquisa artística, no movimento surrealista, e em vários artistas do séc. XX.